A vitória alcançada ontem pela Selecção da Nigéria na segunda jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo sénior feminino de futebol, após reviravolta espectacular sobre a anfitriã Austrália por 3-2, em Brisbane, não só impediu as australianas de se apurarem para os oitavos-de-final, como deixou três selecções com possibilidades de qualificação.
As Super Falcões (designação da Selecção nigeriana) que aos 45+1 perdiam por 1-0, golo marcado Emily van Egmond, tiveram capacidade para antes do intervalo chegar à igualdade no marcador. Aliás, apesar de ter sofrido no final do primeiro tempo, o espírito de nunca desistir levou as nigerianas a responder quase instantaneamente por meio da substituta Uchenna Kanu.
O melhor do jogo estava reservado para a segunda parte. As nigerianas Osinachi Ohale (65´) e Asisat Oshoala (72´) completaram a reviravolta no marcador.
Contudo o segundo golo das australianas, marcado no 10.º minuto de descontos por Alanna Kennedy não foi suficiente para evitar a derrota diante das africanas.
Dizer que por longos períodos, a Austrália ditou o ritmo do jogo e Emily van Egmond merecidamente colocou-os à frente nos acréscimos do primeiro tempo com uma excelente finalização.
A entrada da veterana Oshoala rendeu dividendos imediatos às nigerianas, pois ela aproveitou de uma confusão na defensiva adversária para aumentar a vantagem aos 72 minutos e se tornou a primeira africana a marcar em três Campeonatos do Mundo feminino da FIFA.
Com a vitória do combinado africano, no grupo, três selecções ainda mantêm possibilidades de avançar à próxima fase. A Nigéria lidera com quatro pontos, seguida do Canadá, também quatro. Em terceiro, está a Austrália (três pontos), enquanto a Irlanda, sem pontuar, já está eliminada.
Ainda ontem, mas para o Grupo E, Portugal marcou o primeiro golo num Mundial, obteve a primeira vitória e o apuramento para os oitavos-de-final (ainda que difícil) está em aberto.
Portugal começou a manhã com um triunfo por 2-0 sobre o Vietname, teoricamente o adversário menos poderoso do grupo, e parte para a última jornada, diante dos favoritos EUA, com possibilidades de avançar à fase seguinte. Os Estados Unidos que repartiram pontos com a Holanda ao empatarem a uma bola.