A francesa TotalEnergies, que detém uma carteira diversificada de activos petrolíferos e é parceira da Sonangol na Central Fotovoltaica do Caraculo, inaugurada em Março último, no Namibe, anunciou, terça-feira, uma operação global de compra de capital na sua associada especializada em renováveis Total Eren, aumentando a participação de cerca de 30 para 100 por cento.
No quadro dessa aquisição, o pessoal da Total Eren é inteiramente integrado na Unidade de Negócios Renováveis da TotalEnergies, tal como previsto num acordo estratégico assinado entre a TotalEnergies e a Total Eren em 2017, concedendo à primeira o direito de adquirir a totalidade da outra (anteriormente EREN RE) após um período de cinco anos.
Com essa transacção, a Total Eren é avaliada num valor de mercado de 3,8 mil milhões de euros, com base num atractivo múltiplo de EBITDA negociado no acordo estratégico inicial assinado em 2017. A aquisição de 70,81 por cento representa um investimento líquido de cerca de 1,5 mil milhões de Euros para a TotalEnergies.
A integração da Total Eren deve resultar num aumento na receita operacional líquida de energia integrada da TotalEnergies de cerca de 160 milhões de euros e fundos do core de cerca de 400 milhões de euros em 2024.
A Total Eren tem 3,5 gigawatts de capacidade renovável em operação em todo o mundo e uma carteira de projectos de energia solar, eólica, hidrelétrica e de armazenamento de mais de 10 gigawatts em 30 países, dos quais 1,2 estão em construção ou desenvolvimento em estágio avançado.
A TotalEnergies revelou que vai alavancar os activos de 2,00 gigawatts da Total Eren em operação em países comerciais (principalmente Portugal, Grécia, Austrália e Brasil) para construir uma estratégia de energia integrada.