Joaquim Gomes, mais conhecido por “Kikas”, teve o seu nome, hoje, revelado entre os 10 melhores ressaltadores da história do Mundial de Basquetebol organizado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
Angola é uma reconhecida potência no basquetebol africano e apesar de nunca ter conseguido alcançar nenhum troféu internacional viu os seus atletas brilhar ao mais alto nível nas principais competições a nível de selecções e equipas ao longo dos anos.
No quesito dos ressaltos, Eduardo Mingas é um dos nomes que salta à vista dos amantes do combinado nacional no início da década de 2000, e isso ficou bem patente pelo reconhecimento que obteve por parte da Federação Internacional de Basquetebol que o elegeu entre os 50 melhores ressaltadores da história do Mundial, figurando como 36.º colocado.
Porém, há outro “gigante” nas tabelas, trata-se de Kikas Gomes que participou em cinco mundiais à semelhança do companheiro, mas logrou um aproveitamento maior que lhe permitiu figurar entre os 10 primeiros atletas, na nona posição da lista.
O site da FIBA enalteceu os 143 ressaltos, 30 jogos disputados, e prestações de encher olho como em 2006 quando em três encontros seguidos o angolano teve 10 ou mais ressaltos na conta pessoal frente a formações de grande estatuto como França, Espanha, ou Alemanha.
Nota: A lista que contém 50 dos melhores ressaltadores da história da prova tem uma particularidade, os números contabilizados nas estatísticas dos arquivos da FIBA, só começam a ser totalizados a partir de 1994.