João Lourenço visita hoje exposição agrícola no Uíge

Quando esta manhã, o Presidente da República, João Lourenço, passar pelos 16 de stands’s, correspondentes aos municípios da província do Uíge, vai, seguramente, ouvir clamores sobre as já crónicas dificuldades de escoamento dos produtos, dos campos agrícolas para as principais vias de acesso aos principais centros de consumo.

Mas todos esses constrangimentos não inibiram dezenas de produtores familiares, associações e cooperativas de mostrarem todo o seu potencial, num desafio que coloca hoje o Uíge no todo das principais regiões que “alimenta” Angola tubérculos, banana, feijão, ginguba, milho, arroz, trigo e outras, mesmo que em condições modestas.

Os números avançados ao Jornal de Angola, no vasto largo do governo provincial do Uíge, onde foi montada a exposição do potencial agrícola do Uíge dão bem a imagem da pujança das gentes do campo, numa altura em que o combate a fome recomenda o aumento das culturas tradicionais, como a banana e mandioca em grande escala, depois da decadência da produção.

O Chefe de Estado está no Uíge desde quinta-feira, onde orientou já a primeira reunião do Conselho de Governação Local do calendário deste ano.