Luanda – O ministro angolano da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, está, desde hoje, quarta-feira, em Bali, República da Indonésia, onde participa de 5 a 7 de Outubro da 3.ª Conferência Mundial sobre Economias Criativas.
Mário Caetano João vai intervir na quinta-feira, 6, no painel de alto nível, ladeado pelos ministros da Economia e Startups e Micro Empresa da Argélia e pelo secretário geral da Organização D-8 para a Cooperação Económica.
Neste painel estará em debate a forma “como os países emergentes têm desempenhado o seu papel para fomentar e promover a economia criativa, tendo em conta o seu potencial de diversificação económica”.
Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, que cita um documento oficial da conferência, “para muitas nações emergentes e em crescimento, a economia criativa pode ser um sector promissor e sustentável em comparação com o antigo sector extractivista”.,
Com a modalidade e raízes culturais, a economia criativa é hoje considerada “um novo sol” que pode garantir melhores condições e opções para os seus povos dos respectivos países, lê-se ainda no documento oficial da conferência, refere a nota de imprensa.
A economia criativa é um conceito que coloca a criatividade como destaque económico para diversas empresas e sectores no mundo. O objectivo desse tipo de economia é encontrar soluções para desafios de qualquer área e gerar renda.
A Indonésia, nação do sudeste asiático formada por milhares de ilhas vulcânicas, abriga centenas de grupos étnicos que falam vários idiomas. É conhecida pelas praias, vulcões, dragões de Komodo e selvas, onde vivem elefantes, orangotangos e tigres. Na ilha de Java, estão localizadas a capital do país, Jacarta, e a cidade de Yogyakarta, conhecida pela música gamelan e por tradicionais marionetes.
Fonte: Angop