Angola reafirma compromisso de apoiar os esforços de pacificação no Leste da RDC

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, reafirmou, este sábado, em Bunjumbura, no Burundi, o compromisso do Governo angolano de continuar a apoiar os esforços de pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Adão de Almeida discursava na XI Cimeira de Alto Nível dos Chefes de Estado e de Governo do Mecanismo Regional de Supervisão dos Países Signatários do Acordo Quadro para a Paz,  Segurança e a Cooperação para a República Democrática do Congo e na Região dos Grandes Lagos, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Na sua intervenção, Adão de Almeida manifestou, por outro lado, a preocupação de Angola face ao grau de conflitualidade latente e recorrente na Região, o que, no seu entender, “tem um efeito devastador e contrapoducente nas aspirações para silenciarmos as Armas até 2030, em harmonia com os princípios e objectivos consagrados pela União Africana”.

Adão de Almeida discursou perante representantes  dos Estados-Membros da Conferência Internacional Sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), e altos funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU).