A cultura angolana volta a invadir a terra do tango com a realização do “Buenos Aires Kizomba Festival”, organizado pelo promotor angolano Dionísio Nicolau e à argentina Noélia Garcia Christian Moura.
O festival, que termina hoje, teve início quinta-feira. De acordo com o adido de impressa e responsável da área cultural da embaixada de Angola, António Campos, a kizomba e outras manifestações culturais nacionais são partilhadas e apresentadas aos residentes da cidade de Buenos Aires e de outros pontos da Argentina, incluindo de outros países da América do Sul, ávidos em conhecer o movimento internacional da dança criada em Angola.
Os participantes do festival tiverem contacto, também, com a gastronomia e trajes angolanos, incluindo factos históricos sobre o surgimento e evolução da dança executada por casais, carecterizada por compassos (passadas), requebros de cinturas, ou gingadas.
Durante o festival, foram ministradas aulas para aperfeiçoamento do gingar na dança por formadores angolanos, com realce para Carlos Kamba, residente na Finlândia. Outros temas foram apresentados por Dionísia Conceição, “A culinária típica angolana”, Maria Margarida Mendes de Carvalho Rena falou sobre “Os trajes africanos e sua importância” e Vlademiro Martins, “Kizomba e a sua história”.
O diplomata informou que o estilo kizomba continua a conquistar apoiantes na América do Sul, particularmente no seio do espaço reservado ao tango. O interesse dos argentinos tem aumentado cada vez mais, fruto do incentivo à massificação e promoção dessa arte tida como uma das bandeiras culturais assegurada e defendida pela embaixada de Angola.
Trata-se da primeira edição do “Buenos Aires Kizomba Festival”, na capital da Argentina, pois a província de Córdoba acolheu em Outubro do ano passado a quinta edição do Festival Internacional de Kizomba, projecto “Eweé”, com a presença de representantes do país anfitrião, Angola, Uruguai, Paraguai, Chile, Brasil, Finlândia, Alemanha e Espanha.
Diplomacia cultural
Membros da comunidade angolana e funcionários da embaixada de Angola na Argentina têm organizado diversas actividades de intercambio cultural, recorrendo a um mapeamento sobre a presença de angolanos naquele país sul americano, elaborado pela representação diplomática de Angola.
No dia 4 de Setembro de 2022, data da celebração do Dia Nacional do Imigrante, a embaixada organizou uma exposição fotográfica, “António Agostinho Neto, uma vida de entrega”, patente no Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, na província de Córdoba, onde realizou-se o acto central dos festejos do centenário do saudoso Presidente António Agostinho Neto.