Sudão do Sul: Parlamento sudanês quer experiência angolana

Juba (Do enviado especial) – A presidente da Assembleia Legislativa do Sudão do Sul, Jema Nunu Kumba, manifestou, esta quinta-feira, em Juba, o interesse de “beber” da experiência de Angola no capítulo da pacificação, união e reconciliação nacional.

Falando num encontro com a Presidente da Assembleia Nacional, Jema Nunu Kumba apontou o caso de Angola, que passou por um longo conflito armado, como um exemplo de sucesso no que a unidade, reconciliação e reconstrução das infra-estruturas diz respeito.

Jema Nunu Kumba manifestou, também, o interesse de reforçar a cooperação com o parlamento angolano, a fim de inteirar-se sobre o papel  dos parlamentares angolanos nos referidos processos e no desenvolvimento do país.

Por seu turno, a Presidente da Assembleia Nacional,  Carolina Cerqueira,  formulou o convite para a sua homóloga visitar Angola, com o intuito de conhecer de perto o país  e trocar experiência a nível parlamentar.

Carolina Cerqueira frisou que o parlamento angolano está aberto para a troca de experiência e o reforço da cooperação bilateral.

Angola faze-se presente na 13ª sessão Ordinária da Assembleia Plenária com uma delegação chefiada pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

A delegação angolana teouxe Angola como matéria actual de grande impacto o papel de mediação do Presidente João Lourenço na pacificação fo leste da RDC e o envio, nos próximos dias, de 500 efectivos do contingente militar para liderar o processo de aquartelamento dos elementos do M23.

Durante o evento, a decorrer até ao dia 1 de Abril, os parlamentares da região têm em agenda, entre outros assuntos, abordagem sobre o conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC), a paz e segurança, combate ao terrorismo, calamidades naturais.

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos é uma organização inter-parlamentar que reúne parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), Congo, Quénia, República Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia. VM