As empresas Sonamet e Sarens transportaram uma plataforma Jacket de 2.200 toneladas da Bélgica para Angola, através de uma grande embarcação, conhecida como barcaça.
Segundo dados da instituição a que o Jornal de Angola teve acesso, a Jacket destina-se ao projecto Sanha Lean Gas Connection (SLGC) da petrolífera Chevron.
Os dados apontam que a tripulação utilizou 4 macacos de 200 toneladas para a movimentação com 20 bombas de lastro para manter a barcaça no nível certo durante a transferência da unidade.
A companhia belga Sarens foi a responsável pelo planeamento, coordenação e execução da derrapagem e posterior carregamento da plataforma.
O projecto Sanha Lean Gas Connection (SLGC) é um sistema de gasoduto submarino offshore localizado na costa angolana, a uma profundidade de água de cerca de 70.104 metros, desenhado para transportar o gás associado produzido nos blocos 0 e 14 até à fábrica Angola LNG (ALNG).
Desenvolvido pela subsidiária nacional da Chevron, Cabinda Gulf Oil Company (CABGOC), o projecto visa fornecer até 480 metros cúbicos de gás do campo de Sanha, offshore de Cabinda, para as instalações do ALNG, de forma a mitigar o défice de fornecimento de gás previsto entre 2022 e 2025.
A Chevron detém uma participação de 36,4 por cento na central ALNG.
A decisão final de investimento para o projecto SLGC foi tomada em Janeiro de 2021. A Chevron concedeu o projecto de 300 milhões de dólares ao player britânico Subsea 7, com fabricação no estaleiro da Sonamet, no Lobito.
A Sonamet é uma joint venture da Subsea 7, Sonangol e Wapo.
A plataforma conta com 37 metros de altura, demorou 4 semanas para transportar o equipamento da Bélgica para Angola e mais 3 semanas para se efectuar a montagem.
A plataforma será fixada numa profundidade de 70 metros no Bloco 0, nas águas de Cabinda. A Sonamet trabalha com a CABGOC desde 1998, destacando-se os trabalhos nos projectos Vuko A e Kungolo B.