Lucas Ngonda lança livro sobre história económica e social

Luanda – “Angola – apontamento para história económica e social de 1482 a 1975” é o título do livro do sociólogo e político angolano Lucas Benghy Ngonda, a ser lançado, quarta-feira, no auditório da Faculdade de Economia, em Luanda.

Editado pela Mayamba, o livro é um trabalho no qual o docente universitário expõe as suas convicções sobre questões que marcaram a História Económica e Social de Angola.

Em declarações à ANGOP, Lucas Ngonda disse que o livro retrata tempos difíceis do então período de partido único em que a universidade se debatia com dificuldades em termos de material de apoio.

De acordo com o autor, a publicação é composta por três partes, sendo que a primeira, com seis capítulos, retrata Angola colonial e a conquista portuguesa do país, a segunda, também com seis capítulos, aborda questões de economia esclavagista e a abolição do tráfico de escravos.

A última, com dez capítulos, narra os problemas da política económica do Estado novo português, após a abolição do tráfico de escravos, uma vez que vivia deste negócio.

O livro de 221 páginas tem uma tiragem inicial de mil exemplares.

Natural da província do Uíge, Lucas Benghy Ngonda é sociólogo e político angolano, ex-deputado à Assembleia Nacional de Angola pela  Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA).