Estadista zambiano homenageia Neto e Eduardo dos Santos

Luanda – O Chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema, rendeu hoje, quarta-feira, homenagem aos antigos presidentes angolanos António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos.

O estadista zambiano depositou coroas de flores no sarcófago de Agostinho Neto e no jazigo onde repousam os restos mortais de José Eduardo dos Santos.

No livro de honra, enalteceu a contribuição de Neto na luta de libertação, no desenvolvimento do país e para o bem-estar dos angolanos.

Hakainde Hichilema fez uma visita guiada ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, passando pelo sarcófago e pelas várias salas de exposição, incluindo de artigos pessoais do Presidente fundador da nação angolana.

Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 e morreu a 10 Setembro de 1979, em Moscovo, ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Já na Praça da República, o Presidente zambiano foi ao jazigo onde repousam os restos mortais de José Eduardo dos Santos, onde colocou igualmente uma coroa de flores.

José Eduardo dos Santos nasceu a 28 de Agosto de 1942 e morreu a 8 de Julho de 2022, em Barcelona, Espanha, por doença.

O Presidente da Zâmbia chegou terça-feira a Luanda, para uma visita de Estado de 72 horas a Angola, a convite do homólogo João Lourenço. 

O Chefe de Estado angolano visitou a Zâmbia, país vizinho, em 2018.

A Zâmbia está localizada a Leste de Angola. Os dois países partilham uma fronteira terrestre de mil 110 quilómetros de extensão.