Investimento americano em Angola

O Chefe de Estado participou, até ontem, em Washington, na Cimeira Estados Unidos-África, que visou encontrar as vias para melhores parcerias económicas entre a maior potência mundial e o continente africano.

Além da participação no encontro com os homólogos norte-americanos e africanos, o Presidente João Lourenço aproveitou a presença em Washington para manter contactos com várias entidades mundiais, numa intensa jornada político e diplomática, mas sobretudo económica.

João Lourenço aproveitou a presença no congresso anual do Exim Bank, realizado à margem da Cimeira, para, mais uma vez, apelar ao investimento norte-americano no país. Além de se ter referido ao facto de Angola apresentar, hoje, um ambiente favorável para os investidores fazerem negócios, o Presidente destacou, também, outra vantagem para os empresários norte-americanos investirem no país: a garantia do crédito à exportação que, regra geral, é concedido pelo Exim Bank, instituição americana de cariz financeiro. “Venham a Angola para investir e conhecer o país como turistas. Tenho a certeza de que sairão satisfeitos”, garantiu.

Para aqueles que ainda olham para a corrupção como um entrave para investir em Angola, João Lourenço sublinhou que o combate a este mal já se vai aproximando cada vez mais da meta, que será a altura em que ninguém mais se atreverá a mexer no recurso público.

A questão da dívida dos países africanos também foi referida pelo Chefe de Estado angolano. Naquilo que pode ser entendido como uma exortação aos países desenvolvidos, o Chefe de Estado angolano destacou a importância do investimento nos Estados africanos ou pouco desenvolvidos. Ressaltou que o investimento privado vai dar mais capacidade financeira e aumentar as reservas internacionais líquidas dos países africanos que, por sua vez, vão permitir honrar o pagamento das suas dívidas.De facto, assim evita-se o pedido de perdão ou renegociação da dívida. Com isso, os países africanos deixam de se sentir humilhados e os credores internacionais, por sua vez, vêem o retorno do seu capital em tempo recorde. No final, saem todos a ganhar!