Aumenta o número de passageiros dos CFB na rota para o Leste

O número de clientes que procuram pelos serviços dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) na rota Cuito-Luena aumentou em mais de 80 por cento entre os meses de Novembro e Dezembro, facto que suscita da parte dos utentes regular dos serviços daquela companhia de transportação, o aumento de frequências para a Região Leste.

Na sua maioria composta por comerciantes que buscam mercadoria nas regiões litorais de Luanda e Benguela, os clientes do CFB passam vários dias na região do Cunje, município do Cuito, em busca de uma vaga que leve para as regiões do Cuemba (Bié), Luena (Moxico) e para as Lundas Norte e Sul.

Os preços dos bilhetes praticados pela companhia de transporte ferroviária são atractivos para os clientes. Vendidos entre os dois e quinhentos kwanzas, para a classe económica, até aos cinco mil (para a segunda classe) e oito mil kwanzas para classe mais confortável, os utentes do CFB afirmam que os praços satisfazem a capacidade de todos os bolsos, se comparados com os valores pedidos pelas companhias de transportes rodoviários, que cobram por “cabeça”, acima de 12 mil kwanzas na realização do mesmo exercício.

Os escritórios dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, na província do Bié, esclarece, que dentro da planificação anual da companhia, não estão programadas, para já, o aumento de frequências para a Região Leste, com partida da estação do Cunje, na cidade do Cuito. Entretanto, os utentes dos serviços defendem tal necessidade até à primeira quinzena de Janeiro de 2023.

Com cinco frequências semanais entre as cidades do Luena e Cuito, passando pela região do Cuemba, local em que a de-manda também é considerável, devido ao estado caótico da estrada que liga aquela região, à capital política e administrativa do Bié, o aumento de  mais comboios é imperioso, na perspectiva dos clientes.