JOÃO LOURENÇO ESCREVE À BAZOUM

Niamey, 26/NOVEMBRO/2022

O Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço enviou uma mensagem de Estado ao seu homólogo da República do Níger, Presidente Mohamed Bazoum.

A mensagem foi entregue na manhã deste sábado, 26/11, no Palácio de Niamey pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica Manuel Nunes Júnior em audiência concedido pelo Presidente Mohamed Bazouh. 

O conteúdo da mensagem, segundo o ministro Manuel Júnior, tem a ver com a 17ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana terminada nesta sexta-feira em Niamey sobre a industrialização, diversificação económica e livre comércio em África, bem com a intensificação dos contactos bilaterais e multilaterais para o reforço da cooperação entre os dois países e nos organismos internacionais.

A Comissão Mista Angola/Níger, poderá reunir em breve numa das capitais dos dois países para redinamizar o Acordo Quadro de Cooperação Bílateral.

Acompanharam o Ministro da Coordenaação Económica nesta audiência com o Presidente Mohamed Bazoum, a Secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça e o Embaixador de Angola na Nigéria, Níger e Benin, Eustáquio Januário Quibato.

NÍGER EM NÚMEROS

O país tem como língua oficial o francês. 

O seu regime político é presidencial. 

Tem mais de 25 Milhões de habitantes e conquistou a sua independência da França em 1960. 

Com o portentoso rio Níger que rasga ao meio a cidade de Niamey e os poeirentos ventos fortes do Sahel, o país tem temperaturas médias acima de 36º Celsius. 

Tem 19 habitantes por quilómetro quadrado e uma esperança de vida até 64 anos. 

A sua taxa de migração é de quase 1% e um custo de vida abaixo da média dos indicadores de desenvolvimento humano.