Presidente e Vice-Presidente nas celebrações do jubileu dos 50 anos do episcopado metodista 

O Chefe de Estado, João Lourenço, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado e demais membros do Executivo participaram, na manhã deste domingo, nas celebrações do Acto Central do Jubileu do Episcopado Metodista Angolano: 50 anos ao serviço da Igreja de Cristo.

Nesta actividade religiosa, João Lourenço fez-se acompanhar, também, da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço. 

O acto, que decorreu no pavilhão multiuso do Kilamba, contou com a presença do primeiro bispo angolano da Igreja Metodista Unida, Dom Emílio de Carvalho, os bispos Gaspar João Domingos e José Quipungo, e serviu para reflectir sobre a caminhada do metodismo angolano ao longo destas cinco décadas e lançar sementes para os desafios do futuro, mantendo-se fiel aos princípios que nortearam a sua fundação. 

Na ocasião, o Presidente da República, convidado a tecer algumas considerações, disse: “o filho pródigo a casa retorna”, lembrando que é filho de um pai pastor da Igreja Metodista. 

João Lourenço reconheceu o empenho da Igreja Metodista na formação da juventude angolana ao longo de décadas, por via de bolsas de estudos e das várias missões espalhadas um pouco pelo território nacional. 

História do Metodismo Angolano

O Bispo é um presbítero, separado para o exercício de uma tarefa administrativa específica. É o Superintendente Geral da Igreja. As responsabilidades específicas de um Bispo (cargo de eleição) foram estabelecidas no “Primeiro Livro de Disciplina do Metodismo”, em 1784: Fixar as nomeações Episcopais; Viajar pelos Distritos; Dirigir os assuntos principais da Conferência; Ordenar Bispos, Presbíteros, Diáconos; Ser o responsável perante a Conferência. 

Fonte: Angop