BFA revê o crescimento de Angola para mais de 4,0%

O Gabinete de Estudos do Banco Fomento Angola (BFA) situou o crescimento de Angola deste ano para acima de 4,0 por cento, estimando um abrandamento, em 2023, entre 2,0 e 3,0 por cento.

Conforme uma nota citada pela Lusa, em Maio, o BFA previa que o PIB de Angola crescesse entre 5,2 por cento e 5,7 por cento este ano, o que seria o ritmo de crescimento mais elevado desde 2012, quando a economia angolana cresceu 8,5 por cento.

“Estamos a rever a nossa perspectiva de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em ligeira baixa, esperando, ainda assim, uma subida seguramente acima dos 4,0 por cento”, disse o economista-chefe do banco, José Cerdeira, no seguimento da nota de análise sobre a evolução do PIB no segundo trimestre.

O Fundo Monetário Internacional estima que Angola cresça 2,9 por cento este ano, em linha com a previsão oficial do Governo, que ronda os 3,0 por cento.

Como se vê a previsão dos analistas do BFA são ainda mais optimistas que as do Governo e do Fundo Monetário Internacional, um indicador que não altera significativamente a perspectivas do mercado, considerando a confiança que se vê nas reformas em curso e mais ainda apoiadas pela alta do preço do petróleo, o principal produto de exportação.

Fonte: JA Online