Sonangol assume a gestão do Fórum das Petrolíferas Africanas

A Sonangol assumiu, esta terça-feira, a gestão do Fórum das Petrolíferas Africanas, com a passagem do testemunho da Nigéria, no decurso da terceira reunião das petrolíferas nacionais dos países da Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO), ocorrida em Luanda, a 10 de Outubro, no Hotel Intercontinental.

“Nós, países africanos produtores de petróleo, temos de seguir a nossa própria agenda sobre a transição energética e não a de terceiros. Devemos usar os recursos minerais para ajudar os nossos países a melhorarem as condições de vida das nossas populações”, sublinhou o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, conforme pode ser lido na nota de imprensa da Sonangol enviada hoje ao Jornal de Angola. 

O representante do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás disse ainda que “é urgente utilizar todos os recursos financeiros que provêm do petróleo, a registar preços altos, para diversificar as economias e diminuir a dependência do petróleo”, enaltecendo a adopção de uma postura que apela à necessidade dos participantes contribuírem, conjuntamente, para a criação de uma agenda africana que potencialize os recursos para o desenvolvimento das economias. 

Já o PCA da Sonangol, Gaspar Martins, observou a importância do encontro para estreitar os laços de irmandade, cooperação e colaboração, cruciais no processo de criar os requisitos essenciais para a sustentabilidade, promoção e o desenvolvimento da indústria de energia, destacando também o papel da organização para a materialização da estratégia energética de África.

Fonte: JA online