Eleições2022: Arcebispo apela para calma e civismo

Caála – O arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, apelou hoje, domingo, aos fiéis a fazer a sua parte para que as eleições gerais de 24 do corrente mês decorram num clima cívico e de tranquilidade.

Ao falar na homilia de encerramento da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Monte, no município da Caála, reaberta após dois anos de suspensão, devido à Covid-19, Dom Zeferino Zeca Martins exortou os fiéis a serem exemplos de perdão e concórdia, através da promoção do respeito mútuo e da busca permanente da cultura cívica e da unidade nacional, independentemente da filiação partidária.

“Cada angolano, a começar pelo cristão, deve viver este período eleitoral com elevada calma, respeito e civismo”, expressou.

O arcebispo disse ser importante que os interesses da Nação estejam acima dos partidos políticos, para mostrar ao mundo a construção de uma Angola “verdadeiramente democrática e orientada para o progresso social”.

O Santuário de Nossa Senhora do Monte, situado no Morro Mbandjela, começou a ser construído em 1927, altura em que  acompanhava a referida área o padre Domingos Vieira Baião, missionário da Congregação dos Padres do Espírito Santo, à época residente na Missão Católica do Cuando, periferia da cidade do Huambo.

Os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e coligação CASA-CE concorrem às eleições gerais de 24 deste mês, as quais estão habilitados para votar 14 milhões 399 mil eleitores.

Fonte: Angop