Chefe de Estado destaca esforços do país em mensagem à União Africana

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, este terça-feira, uma mensagem ao presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, onde destaca os esforços envidados pelo Governo angolano na pacificação da Região dos Grandes Lagos.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a que o Jornal de Angola teve acesso, a missiva cujo teor não foi divulgado, foi entregue pelo ministro Téte António, em Addis Abeba, Etiópia.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, tem um encontro marcado para hoje com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a quem fará chegar uma mensagem do Chefe de Estado João Lourenço.

De recordar que Angola assume, actualmente, a presidência da Conferência In-ternacional sobre a Região dos Grandes Lagos, e, através dos esforços desenvolvidos pelo Governo, o Chefe de Estado João Lourenço foi nomeado, recentemente, Campeão da Paz e Reconciliação em África, designado pelos seus pares na Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Malabo, Guiné Equatorial.

Uma outra nota, refere que, ainda ontem, o comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye, “louvou” os esforços desenvolvidos por Angola, através do Presidente da República, João Lourenço, para a pacificação da Região dos Grandes Lagos.

O reconhecimento manifestado, durante um encontro entre o comissário da União Africana e o chefe da diplomacia angolana, Téte António, sublinha, nesse sentido, que o Presidente João Lourenço tem cumprido o seu mandato na qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação em África.

Para o comissário Bankole Adeoye, Angola tem levado a cabo a sua mediação de forma coordenada por se revelar um processo complexo, tendo sempre presente a paz, segurança e o desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos.

O responsável elogiou a forma como está a ser conduzido o processo eleitoral no país e agradeceu o convite formulado para a União Africana enviar observadores para acompanharem as Eleições Gerais do dia 24 de Agosto, que contará, pela primeira vez, com a participação de cidadãos angolanos residentes no exterior do país.

No encontro, o ministro das Relações Exteriores, espelhou o papel de Angola na prevenção, gestão e resolução de conflitos em África. Na ocasião, Téte António destacou a realização da Ci-meira Tripartida em Luanda e a reunião da Comissão Conjunta Permanente entre a RDC e o Ruanda, que teve lugar, igualmente, na capital angolana, sob proposta de Angola.

O comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança é responsável por conduzir a formulação e implementação de políticas, programas e estratégias de assuntos políticos, paz e segurança, de acordo com aquilo que são as aspirações da Agenda 2063, bem como os respectivos planos de médio prazo e outros quadros de políticas continentais importantes.

O comissário, lidera também o envolvimento com os Estados-Membros da União Africana e parceiros estratégicos no cumprimento das prioridades continentais nesta área de jurisdição, tendo um alto compromisso com os valores pan-africanos e os princípios orientadores da organização.

Fonte: JA online