Eleições 2022: Comissão Eleitoral prepara membros de assembleias de voto

Ndalatando – Dois mil e 92 membros das assembleias de voto da província do Cuanza Norte estão a beneficiar de uma acção formativa, no quadro da organização das Eleições Gerais de 24 do corrente mês.

A formação, iniciada segunda-feira, tem como base o processamento de conteúdos relativos às operações ligadas à criação de condições de acesso ao local de voto e à organização das mesas de voto.

Durante a formação, os participantes vão ainda abordar a composição das assembleias e mesas de voto, operações preliminares, votação, contagem de voto, preenchimento de actas e envio de acta síntese.

O porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral (CPE), Manuel Calombe, disse esta terça-feira à ANGOP, em Ndalatando, que a acção vai decorrer em duas fases, com a duração de cinco dias.

A primeira fase termina sexta-feira, abrangendo, simultaneamente, agentes eleitorais de cinco municípios, enquanto a segunda começa na próxima semana, com os membros dos restantes cinco municípios.

A província do Cuanza Norte é constituída por 10 municípios.

Com 249 mil 717 eleitores registados, a província do Cuanza Norte tem disponíveis 317 assembleias e 523 mesas de voto.

São esperados nas eleições gerais de 24 de Agosto 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro, onde o voto acontece pela primeira vez na história do país.

Fonte: Angop