África Ocidental presta tributo à José Eduardo dos Santos

Autoridades da Nigéria, Benin e Níger e o Corpo Diplomático acreditado nestes países, prestaram tributo ao antigo Presidente José Eduardo dos Santos falecido dia 08 de Julho em Barcelona Espanha.
 
Na Nigéria e Benin, as homenagens foram expressas nos Livros de Condolências abertas nas Representações Diplomáticas de Angola em Abuja e Cotonou, enquanto que no Niger, as condolências pelo passamento do Presidente José Eduardo dos Santos, foram manifestadas directamente ao Embaixador Eustáquio Januário Quibato que se encontra em Niamey.
 
As autoridades nigerianas, beninenses, nigerinas e o Corpo Diplomático, descrevem José Eduardo dos Santos como um fervoroso nacionalista de luta anti-colonial, contra o Apartheid e promotor da Paz e Reconciliação dos povos de Angola e da África Austral e Central.
 
Os Embaixadores da Tanzânia e Cuba na Nigéria, descrevem o percurso de Dos Santos como inspirador de muitos países africanos que ultrapassaram as suas diferenças em busca da paz e reconciliação dos seus povos.
 
No Benin, os Embaixadores da União europeia, Venezuela, Cuba e o representante do UNICEF, são de opinião que a forte personalidade diplomática de Eduardo dos Santos, inspirou confiança para a paz nos Grandes Lagos e no Golfo da Guiné.

O Presidente da Nigéria Muhammadu Buhari, rezou em sufrágio à alma do antigo presidente Dos Santos. Buhari, destacou o seu papel na conquista da paz em Angola e na estabilização política da África Austral.
“O Presidente Dos Santos teve um papel crucial para o fim da guerra civil em Angola, a promoção da paz, democracia e a abertura ao investimento estrageiro”, declarou Muhammadu Buhari.
 
Em Niamey, Niger, o director-geral do Protocolo do Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Abdoulkadri Moumouni, exprimiu pessoalmente as condolências do Estado nigerino ao Embaixador Eustáquio Quibato que se encontra naquela cidade em missão de serviço.