Angolanos na Namíbia informados sobre as eleições gerais de Agosto

Os angolanos residentes na República da Namíbia foram informados, este domingo, sobre as eleições gerais de 24 de Agosto próximo, num acto dirigido pela embaixadora de Angola naquele país, Jovelina Imperial.

A chefe da Missão Diplomática em Windhoek fez um balanço do processo do Registo Eleitoral Oficioso e prestou esclarecimentos à comunidade angolana residente naquele país sobre a sua participação no processo de votação no exterior. “Muitos nunca o fizeram. Será pela primeira vez. Por isso, vai ser uma experiência diferente que vos convido a experimentar”, apelou a diplomata.

Jovelina Imperial deu a conhecer, na ocasião, que foram criados três pontos de votação, nomeadamente na Chancelaria da Embaixada, em Windhoek, e nos Consulados Gerais de Angola, em Oshakati e no Rundu. 

Salientou estarem registados, naquele território, mais de dois mil eleitores angolanos, dos quais cerca de mil em Windhoek e os restantes nas localidades de Oshakati e Rundu. 

A comunidade angolana na Namíbia é composta por cerca de 100 mil angolanos. Gerson Sumbo, residente na Namíbia há cerca de 11 anos, valorizou a iniciativa da embaixadora Jovelina Imperial, afirmando que o gesto faz com que se sintam membros e participes das grandes decisões dopais.

 “Foi uma honra muito grande estar aqui neste encontro, por permitir tirar algumas dúvidas relacionadas com o processo eleitoral”, aflorou o angolano, empresário ligado ao sector do turismo. 

Rosário Gustavo, de 74 anos e a residir na Namíbia há 47, não escondeu a satisfação por saber que vai votar, pela primeira vez, nas eleições do seu país, a partir do estrangeiro. “Estou muito feliz por essa grande oportunidade que o Governo angolano dá aos angolanos residentes no estrangeiro”, frisou.

Fonte: Jornal de Angola