União Africana troca pastas

Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, chegou esta madrugada em Addis Ababa, República Federal Democrática da Etiópia, para participar da Cerimónia Oficial de Passagem de Pastas entre a Comissão Cessante e a Nova Comissão da União Africana.

A nova presidência da Comissão da União Africana, liderada pelo djiboutiano Mahmoud Ali Youssouf, vai receber o testemunho amanha, 13 de Março, da direcção anterior, encabeçada pelo tchadiano Moussa Faki.

Mahmoud Ali Youssouf foi eleito com 33 votos e vai ser coadjuvado pela argelina Selma Malika Haddadi.

Ambos os candidatos obtiveram a maioria necessária de dois terços dos votos para um mandato de quatro anos, renovável uma vez.

Os dois responsáveis foram eleitos durante a 38ª Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana, ocorrida de 15 a 16 de Fevereiro do corrente ano.

A nova presidência da Comissão da União Africana terá, dentre outras prioridades, a promoção de políticas e mecanismos indispensáveis à implementação do tema do ano de 2025: “Justiça para os Africanos e Afrodescendentes por meio de Reparações“.

Do mesmo modo, espera-se uma colaboração mais estreita com a Presidência em exercício na elaboração e execução de programas prioritários para o investimento em infra-estruturas continentais, enquanto motor de desenvolvimento e integração.

A Comissão é o braço executivo da União Africana, cujo Presidente em exercício é o Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço.