Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, chegou esta madrugada em Addis Ababa, República Federal Democrática da Etiópia, para participar da Cerimónia Oficial de Passagem de Pastas entre a Comissão Cessante e a Nova Comissão da União Africana.
A nova presidência da Comissão da União Africana, liderada pelo djiboutiano Mahmoud Ali Youssouf, vai receber o testemunho amanha, 13 de Março, da direcção anterior, encabeçada pelo tchadiano Moussa Faki.
Mahmoud Ali Youssouf foi eleito com 33 votos e vai ser coadjuvado pela argelina Selma Malika Haddadi.
Ambos os candidatos obtiveram a maioria necessária de dois terços dos votos para um mandato de quatro anos, renovável uma vez.
Os dois responsáveis foram eleitos durante a 38ª Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana, ocorrida de 15 a 16 de Fevereiro do corrente ano.

A nova presidência da Comissão da União Africana terá, dentre outras prioridades, a promoção de políticas e mecanismos indispensáveis à implementação do tema do ano de 2025: “Justiça para os Africanos e Afrodescendentes por meio de Reparações“.
Do mesmo modo, espera-se uma colaboração mais estreita com a Presidência em exercício na elaboração e execução de programas prioritários para o investimento em infra-estruturas continentais, enquanto motor de desenvolvimento e integração.
A Comissão é o braço executivo da União Africana, cujo Presidente em exercício é o Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço.