Angola evacua membros do Mecanismo Ad-hoc em Goma

O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) informou que o país evacuou, hoje, da cidade de Goma, os Membros do Mecanismo Ad-hoc de Verificação Reforçado (MAVR) e do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargado da CIRGL (MCVA).

De acordo com uma nota do MIREX, enviada ao JA Online, a medida foi tomada por Angola na qualidade de presidente em Exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e facilitador designado pela União Africana para mediar as tensões político-diplomáticas e de segurança entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda e salvaguardar a 18 membros do MVAR e oito do MCVA/CIRGL, dos quais quatro da RDC e dois da República do Congo (Brazzaville).

O grupo de diplomatas foi transportado numa aeronave da Força Aérea Nacional (FAN) e aterrou, em Luanda, nas primeiras horas do dia 27 de Janeiro de 2025.

Recorde-se que o MAVR e o MCVA/CIRGL foram criados para apoiar o processo de pacificação no Leste da RDC e integram membros dos Países da Região, refere o documento.