Ministro Márcio Daniel conversa com investidores na Alemanha

O ministro do Turismo, Márcio Daniel, encerrou, em Frankfurt, na Alemanha, a digressão efectuada pela Europa, para captar investidores para Angola no ramo hoteleiro e turístico.

Na quinta maior cidade da Alemanha e considerada a capital financeira da Europa, o titular da pasta do Turismo e equipa mantiveram dois dias de encontros de trabalho com o Grupo Kleber, operador com mais de 30 anos de experiência na gestão de destinos turísticos e criação de produtos, parceiro do MINTUR no desenvolvimento da estratégia para a atracção de turistas da zona DACH (Alemanha, Áustria e Suíça).

Do processo em curso pelo Ministério do Turismo para tornar o destino Angola conhecido no mercado DACH, consta a criação de um plano de promoção baseado na criação dos principais produtos turísticos, orientado pelas tendências e preferências deste grupo alvo, campanhas de marketing e comunicação, análise estatística, bem como a interacção entre operadores turísticos angolanos e alemães, com vista ao estabelecimento de parcerias estratégicas que permitirão ao país receber milhares de turistas da referida zona.

Durante a sessão de ontem, domingo – 26 de Janeiro, o presidente da Associação de Agências de Viagens Independentes da Alemanha, Anke Budde, referiu que Angola tem potencialidades que o mundo devia conhecer.

“O nosso trabalho é gratificante, porque temos a oportunidade de ajudar alemães e o mundo não só a conhecer um país que é muito bonito, mas com um potencial inexplorado e uma cultura impressionante”, declarou, citado pela nota de imprensa do Ministério do Turismo.

A missão do Ministério do Turismo em Madrid, Londres e Frankfurt não apenas ampliou o conhecimento sobre o mercado local e as melhores práticas no sector, mas também permitiu a abordagem no sentido da captação de investimentos e reforçou a importância de estabelecer relações de confiança em ambientes internacionais.

Reino Unido quer investir

Por outro lado, o ministro do Turismo, Márcio Daniel, e a sua equipa passaram pela capital do Reino Unido, Londres, na sexta-feira, 24 de Janeiro.

Numa reunião de acompanhamento de projectos de Ordenamento Turístico com a empresa DAR, foi apresentado o ponto de situação dos projectos em curso, nomeadamente o Plano Estratégico Nacional de Turismo e o Plano de Desenvolvimento Turístico da Península do Mussulo. O potencial turístico da região angolana do Okavango, Calandula, Mussulo e as províncias do Namibe e Huíla foi destacado através da concepção de Planos Urbanísticos Sectoriais e de Desenvolvimento Turístico, sendo que as características únicas destes lugares permitirão a realização do ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural e turismo de bem-estar. 

Grupos hoteleiros

Os grandes grupos hoteleiros Barcelo, Iberostar, Hayatt, Mi Hotels & Banyan mostraram interesse em investir no sector turístico angolano, durante a presença do ministro Márcio Daniel em Espanha, onde participou em vários fóruns.