UAN distingue Laurinda Hoygard, Suzanete Costa e Luzizila Panda

As docentes universitárias Laurinda Hoygard, Suzanete Costa e Luzizila Panda receberam o título de Professora Emérita, pela Universidade Agostinho Neto (UAN).

A cerimónia foi realizada no Campus Universitário, no distrito urbano da Camama, em Luanda, e foi dirigida pelo reitor da instituição, Pedro Magalhães.

Segundo o director do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação da UAN, Vicente Lopes, a solenidade serviu para reconhecer o trabalho desempenhado pelas homena geadas nas áreas de docência, durante as carreiras profissionais.

Laurinda Hoygaard foi reitora da Universidade Agostinho Neto no período de 1997 a 1999, além de leccionar na Faculdade de Economia. 

Suzanete Nunes da Costa ocupou o cargo de vice-reitora para os Assuntos Académicos na UAN de 2002 a 2010, e exerceu actividade docente na Faculdade de Ciências.

Luzizila Panda dirigiu o Instituto Superior de Enfermagem da Universidade Agostinho Neto, de 2002 a 2006, onde também leccionou.

Vicente Lopes disse que a atribuição do título mereceu aprovação por unanimidade da Assembleia da Universidade Agostinho Neto, após uma proposta apresentada pela Faculdade de Economia.

Segundo o responsável, Professor Emérito é um título honorífico conferido por uma entidade de ensino aos docentes reformados que atingiram alto grau de projecção no exercício da actividade académica.

“É concedido de forma rigorosa àqueles profissionais que se destacaram na sua área de actuação, pela relevância e magnitude da sua produção e actividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade”, esclareceu o responsável.