Fórum Africano de Investimento/2024 garante 29,2 mil milhões de dólares

O Fórum Africano de Investimento/2024 registou, esta semana, um total de 29,2 mil milhões de dólares em novos interesses de investidores após três dias de discussões em Rabat, Marrocos.

O presidente do Fórum Africano de Investimento e presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, descreveu este último total como “verdadeiramente extraordinário” e acrescentou que poderia ser ainda maior, uma vez que, para além dos 37 negócios que estavam prontos, havia ainda mais investimentos que estavam a ser discutidos e trabalhados.

Akinwumi Adesina acrescentou que 2.300 investidores e delegados participaram nos Market Days deste ano, um aumento de 60 por cento em relação ao ano passado. Os participantes vieram de 83 países.

“As ondas do Fórum Africano de Investimento estão a gerar ondulações de investimento em cascata, de África para todas as partes do mundo… Estou orgulhoso do que alcançámos para África”, afirmou.

De acordo com o bancário, em 41 boardrooms, investidores e promotores de projectos reuniram-se para analisar, discutir e participar em 37 projectos de investimento. Os projectos variaram entre transportes, electricidade, energia, agro- negócio, indústria, mineração, produtos farmacêuticos, capital privado, turismo, infra-estruturas urbanas, gestão da água e água e saneamento.

Akinwuumi Adesina descreveu o Fórum Africano de Investimento de 2024 como uma experiência rica, e anunciou que o Fórum angariou 15 novos patrocinadores, incluindo bancos, seguradoras e agências de crédito à exportação para o próximo ano, juntamente com outros que manifestaram interesse em aderir como novos parceiros.

“Estamos a tornar-nos num movimento de investimento global para África”, anunciou.

Por tudo o que ocorreu, Akinwuumi Adesina agradeceu aos nove parceiros fundadores do Fórum Africano de Investimento – África 50, Afrexibank, Banco de Desenvolvimento da África Austral, Banco Islâmico de Desenvolvimento, Banco Europeu de Investimento, Banco de Comércio e Desenvolvimento e Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África. Expressou, também, a profunda gratidão ao Rei Mohamed VI e ao povo de Marrocos por acolherem o evento pelo segundo ano consecutivo.

A ministra da Economia e das Finanças de Marrocos, Nadia Fettah Alaoui, elogiou os resultados do Fórum.

“Trata-se de um importante catalisador e de uma plataforma única e bem sucedida para o investimento e para acelerar a transformação de África. Os investidores vieram a Rabat para prospectar, identificar e investir em projectos financiáveis, e dizer que África está aberta aos negócios”, afirmou.