Primeiro Presidente americano a pisar solo angolano deixa país a partir da Catumbela

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, deixou, hoje, o país, após uma histórica visita de 72 horas a convite do homólogo angolano, João Lourenço.

Antes de deixar o Aeroporto Internacional da Catumbela, Paulo Teixeira Jorge e subir no emblemático Air Force One, o primeiro estadista dos EUA a pisar solo angolano, Joe Biden, recebeu cumprimentos de despedida do Presidente da República, João Lourenço.

Jornada de trabalho de três dias

Joe Biden chegou na segunda-feira, 2, e foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, tendo na sequência mantido um breve encontro com a comunidade americana residente no país.

Na terça-feira, 3, o Presidente dos EUA foi recebido no Palácio Presidencial da Cidade Alta, pelo homólogo angolano, João Lourenço, onde mantiveram uma conversa em privado sobre vários assuntos de interesse comum. Minutos depois, as delegações dos dois países reuniram-se para avaliar o nível de parceria estratégica.

No período da tarde, apesar da intensa chuva que se abateu sobre a cidade de Luanda, Joe Biden deslocou-se ao Museu Nacional da Escravatura onde proferiu um discurso revestido de grande simbolismo perante as autoridades angolanas e norte-americanas.

Já no último dia da jornada, esta quarta-feira, o estadista dos EUA viajou até à província de Benguela, onde visitou o Terminal Portuário do Lobito, o Complexo Industrial de Processamento de Alimentos do Grupo Carrinho e participou na Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, juntamente com os estadistas João Lourenço (Angola), Hakainde Hichilema (Zâmbia), Félix Tshisekedi (da República Democrática do Congo), bem como o Vice-Presidente da Tanzânia, Philip Mpango, e parceiros do projecto ferroviário.

A viagem de Joe Biden é a primeira visita de um Presidente dos EUA à África subsaariana desde 2015.