O Presidente da República, João Lourenço, recebeu um elogio, na terça-feira, do secretário de Estado-Adjunto e chefe da Divisão de Paz e Segurança da Suíça, Tim Enderlin, pelo papel como mediador no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
O elogio foi feito através de um vídeo, divulgado durante a abertura de uma formação promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e o Governo da Confederação Suíça, em matéria de Prevenção e Resolução Pacífica de Conflitos, no Lubango, província da Huíla.
Na ocasião, o alto responsável daquele país europeu lembrou que, após a guerra civil, Angola enfrentou, igualmente, desafios deixados pelo conflito armado, mas conseguiu lançar as bases para uma democracia estável e uma economia em crescimento.
Tim Enderlin afirmou que Angola apresenta-se, actualmente, como um importante actor económico e político regional que goza de confiança e do respeito dos países vizinhos e não só.
“Este facto abriu caminho para que o Presidente João Lourenço fosse nomeado Campeão da Paz e da Reconciliação em África” pela União Africana e mediador da crise do Leste da RDC”, sinalizou.
De acordo com o oficial suíço, sob a liderança de João Lourenço, o processo de paz de Luanda já alcançou marcos importantes, como um cessar-fogo que conduziu à redução da violência e o sofrimento da população civil no leste da RDC.