O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reconheceu, este domingo, o papel indispensável da Turquia na promoção e consolidação da parceria estratégica com África.
Téte António discursava em Djibouti, durante a 3.ª Conferência Ministerial de Revisão África-Turquia, uma plataforma de cooperação multilateral estratégica, que visa alcançar objectivos ambiciosos entre os países africanos, representados pela União Africana (UA), adianta um comunicado de imprensa do MIREX.
Segundo o chefe da diplomacia angolana, as autoridades turcas têm mostrado um empenho sólido em apoiar o continente africano nos vários domínios essenciais, através do fornecimento da paz, segurança e desenvolvimento económico sustentável.
Na sua intervenção, o ministro reiterou o compromisso de Angola em continuar a fortalecer a parceria estratégica, para garantir que a África esteja devidamente representada no cenário internacional, nomeadamente, através da sua integração no G20 e na luta pela presença africana permanente no Conselho de Paz e Segurança das Nações Unidas.
O evento, de acordo com a nota, foi inaugurado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Djibouti, Mahmoud Ali Youssouf, e também contou com as intervenções do ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan, e do residente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.