O ministro do Planeamento e governador de Angola junto do Banco Mundial destacou, hoje, em Washington, o acesso à energia e à conectividade como um dos principais desafios do continente africano.
Victor Hugo Guilherme foi um dos oradores da reunião entre o Caucus Africano e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.
O grupo de governadores africanos levou para o encontro um memorando que espelha os principais desafios do continente que devem merecer uma atenção especial das instituições de Bretton woods.
Estes apoios, segundo o governador angolano, servirão para fortalecer o ecossistema africano de pagamentos, melhorar o acesso à energia e a conectividade, aproveitar as associações com os bancos multinacionais de desenvolvimento e reformar a arquitectura financeira.
A apresentação do primeiro tópico esteve a cargo do Gana, o segundo de Angola, o terceiro do Egipto, o quarto de Cabo-Verde e o último esteve a cargo da Serra Leoa.
O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, considerou pertinente as preocupações apresentadas pelos governadores africanos e apresentou algumas propostas de soluções, sublinhando a necessidade de os países africanos estarem mais unidos e fazerem ouvir mais alto a sua voz. É uma forma também de ajudarem o Banco Mundial.
Compromisso em prol do continente
O Caucus africano também reuniu com a directora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, e ambos reafirmaram o compromisso de fortalecer a resiliência económica de África.
O compromisso conta numa declaração produzida no final da reunião do Caucus Africano realizada ontem. Segundo o documento, tratou-se uma discussão construtiva focada em progredir em direcção à meta compartilhada de elevar os padrões de vida em toda a África que tem estado a navegar um cenário económico complexo.
O Caucus é uma reunião dos Governadores Africanos junto do Grupo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional. São, geralmente, Ministros das Finanças, da Economia e Governadores dos Bancos Centrais Africanos em representação dos respectivos países.
O ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, é o Governador angolano junto do Banco Mundial e a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, e a Governadora angolana junto do Fundo Monetário Internacional. Ambos são integrantes do Caucus africano pelo país.