Angosat-2 apresentado como solução de comunicação em caso de desastres naturais

O Angosat-2 foi apresentado como uma solução para providenciar serviços de comunicação na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em caso de desastres naturais.

Esta medida foi apresentada pelo especialista do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Silva Malaca, durante o workshop organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), em parceria com o Secretariado da SADC, que decorre de 9 a 11 de Outubro deste ano, Lilongwe. 

De acordo informações publicadas no site do GGPEN e consultada pelo JA Online, a conferência buscou implementar o Modelo NETP da SADC, fortalecendo a capacidade dos Estados-Membros em telecomunicações de emergência e promovendo a troca de práticas e experiências com organizações como GSMA, WMO e ITU.

De acordo com a mesma fonte, satélites como o Angosat-2 são fundamentais em caso de emergências, pois fornecem comunicação rápida em áreas onde infraestruturas de telecomunicações são destruídas.

Nos últimos anos, avança o GGPEN, a SADC foi “gravemente” afectada por desastres como os ciclones Idai, Kenneth e Freddy, que interromperam redes de telecomunicações, destacando a necessidade de links de comunicação eficientes para coordenar as respostas de segurança pública.