A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Novembro, terminou, hoje, em forte baixa de 4,86%, para os 73,75 dólares, regressando aos níveis de Dezembro de 2023.
O Brent atingiu, no mercado de futuros de Londres, durante o dia de hoje o nível mais baixo desde Dezembro de 2023, quando esteve no mínimo anual de 73,24, avança a Lusa.
O preço do petróleo caiu abaixo da barreira dos 75 dólares pela primeira vez até agora em 2024 e ‘explodiu’ os ganhos anuais, apenas uma semana depois de registar um aumento de mais de 3%.
O sentimento pessimista sobre a procura global de petróleo bruto prevaleceu sobre o declínio da produção em países como a Líbia.
A queda ocorreu depois de a China, principal importador mundial de petróleo, ter reportado o quarto mês consecutivo de quedas no sector industrial e poucos dias antes da divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos, relativo a Agosto, cujos dados relativos ao mês de Julho geraram receios de uma possível recessão na economia dos EUA, refere a mesma fonte.