Angola na Conferência de Cooperação China-África em Beijing

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, Chegou, domingo, a Beijing, para representar o Chefe de Estado, João Lourenço, na 9.ª Conferência de Cooperação China-África (FOCAC-9), a ter lugar de 2 a 7 deste mês, na República Popular da China.

À chegada, Téte António, que se faz acompanhar de altos funcionários do MIREX foi recebido, no Aeroporto Internacional de Beijing, pelo embaixador da China em Angola, Zhang Bin, e pelo chefe da Missão Diplomática de Angola naquele país asiático, João dos Santos Neto.

Numa nota de imprensa, o MIREX adianta que o FOCAC foi estabelecido como um Mecanismo de Consulta e de Diálogo Colectivo, além de representar um passo orientado para o futuro da cooperação entre as partes, e um modelo importante no âmbito da cooperação Sul-Sul, em busca de um desenvolvimento comum.

A China considera o continente africano como um parceiro verdadeiramente estratégico, sem a contribuição do qual os ritmos de crescimento da sua economia poderiam ser bem menores dos que actualmente alcançados, sublinha o comunicado.