O Ministério das Relações Exteriores acolhe, desde terça-feira, a terceira Reunião Ministerial sobre a Situação de Segurança e de Paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
A ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Francofonia da República Democrática do Congo, Théresé Kayikwamba Wagner, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da República do Rwanda, Olivier Jean Patrick Nduhungirehe, estão reunidos para apresentarem uma proposta concreta de acordo de paz duradoura e definitiva para o conflito no Leste da República Democrática do Congo.
O encontro, que decorre na sede da diplomacia angolana, está a ser orientado pelo ministro TéteAntónio, na qualidade de mediador.
Esta terceira reunião é sequência da segunda Reunião Ministerial, realizada no passado dia 30 de Julho, em Luanda, na qual as partes envolvidas acordaram o estabelecimento de um cessar-fogo, que entrou em vigor no dia 4 do corrente mês, supervisionado pelo Mecanismo de Verificação Ad-Hoc, reforçado por peritos de Inteligência dos três países e de outras entidades.
Angola, Rwanda e a República Democrática do Congo têm envidado esforços significativos e coordenados para encontrar uma solução definitiva de segurança e de paz no Leste da RDC.
Angola, na qualidade de mediador, tem desempenhado um papel fundamental na facilitação do diálogo político-diplomático entre o Rwanda e a RDC, visando a estabilização desta região volátil dos Grandes Lagos.
Esta 3.ª Sessão da Reunião Ministerial, no âmbito do Processo de Luanda, confirmada pelo estadista angolano durante o discurso na 44ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu em Harare (Zimbabwe), nos dias 17 e 18 deste mês, surge na sequência da entrada em vigor do cessar-fogo entre as partes, celebrado no passado dia 4 de Agosto, em Luanda, sob a mediação de Angola.
“Angola, no seu papel de mediador, submeteu ao Rwanda e à RDC um projecto de acordo de paz, que está a ser apreciado por ambos e começará a ser discutido e negociado entre as delegações ministeriais da RDC e do Rwanda, a partir do dia 20, em Luanda”, assegurou, na altura, em Harare, o Presidente João Lourenço.
A necessidade de paz e segurança na região da SADC, disse ainda o Chefe de Estado, é um assunto ao qual os Estados-membros empreendem um esforço colectivo para manter o clima de tranquilidade que, de um modo geral, prevalece na África Austral, embora se mantenha, ainda, o conflito no Leste da RDC, que constitui um desafio ao qual Angola tem vindo a fazer face, com perspectivas animadoras.
“Tendo em conta os entendimentos alcançados sobre o cessar-fogo nessa região entre a República do Rwanda e a RDC, em vigor desde o dia 4 de Agosto, vamos trabalhar no sentido de serem dados passos concretos para a negociação e assinatura de um acordo de paz definitivo”, disse.