Comissária Josefa Sacko distinguida em Lusaka

A diplomata angolana Josefa Correia Sacko foi distinguida, em Lusaka, capital da República da Zâmbia, com o prémio “Embaixadora Verde de África de 2024”, como resultado do seu contributo para o andamento do sistema alimentar e da economia circular no continente.

O reconhecimento foi feito, no último fim-de-semana, pela Iniciativa Interconexões para Tornar a África Grande, Empoderada e Sustentável, durante a cerimónia de validação do programa de dez anos pós-Malabo de desenvolvimento compreensivo da agricultura de África.

A diplomata angolana, que cumpre o segundo mandato como comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável, já recebeu inúmeros prémios e reconhecimentos, com realce para o de membro dos Campeões das Nações Unidas e do Grupo de Liderança do Movimento Aumentar a Escala da Nutrição “Scale Up Nutrition”.

Do seu portfólio de distinções consta, igualmente, a nomeação como uma das 100 pessoas mais influentes na política climática. Josefa Correia Sacko, fluente em português, francês e inglês, tem produzido, de forma consistente, os relatórios de revisão bienal do Programa Abrangente de Desenvolvimento Agrícola Africano (CAADP) da Comissão da União Africana desde 2015.

A missão da organização Iniciativa Interconexões para Tornar a África Grande, Empoderada e Sustentável, com sede na Nigéria, passa pelo avanço do curso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 de África, através da investigação, advocacia, visitas de estudo e conferências. O objectivo é catalisar e ajudar a criar parcerias transformacionais para incentivar acções que reflictam uma abordagem integrada dos três pilares do desenvolvimento sustentável.