Estados Unidos da América acolhem com satisfação cessar-fogo no Leste RDC

Os Estados Unidos da América (EUA) acolhem com satisfação o cessar-fogo por tempo indeterminado no Leste da República Democrática do Congo (RDC) anunciado por Angola na terça-feira.

“Aplaudimos o Governo de Angola, e em particular o Presidente angolano e Campeão da UA para a Paz e Reconciliação João Lourenço, pelos seus esforços de mediação”, disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, citado num comunicado de imprensa enviado ao JA Online.

No documento, os EUA reforçam que acolhem com satisfação o importante papel do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc liderado por Angola na monitorização do cessar-fogo. “Elogiamos os governos da RDC e de Ruanda pelo seu compromisso em prosseguir com as negociações para pôr fim a este conflito”. 

Os Estados Unidos, assegura a nota, estão prontos para apoiar a implementação e o monitoramento do cessar-fogo, em particular por meio dos esforços do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc de Angola.

“À medida que o cessar-fogo é implementado, apelamos a todos os atores para que respeitem os direitos humanos, cumpram as obrigações aplicáveis ​​sob o direito humanitário internacional e responsabilizem todos os actores pelos direitos humanos”, refere Matthew Miller.