O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, convidou, sexta-feira, em Luanda, as empresas de publicidade e os órgãos de comunicação social tradicionais a trabalharem juntos, para contribuir no desenvolvimento social e económico do país, na base da ética e do patriotismo.
Ao discursar no encerramento da 3ª Conferência sobre Ética e Legislação Publicitária, que decorreu sob o lema “Publicidade como Factor de Incentivo à Concorrência e Aceleração da Inovação”, o ministro disse que as empresas publicitárias devem encarar o MINTTICS como um parceiro de todos os dias, na edificação de uma nação próspera.
Mário Oliveira referiu que as contribuições e ideias das empresas de publicidade e os órgãos de comunicação social tradicionais são fundamentais para transpor os malefícios disseminados pelas redes sociais,contra os valores de uma nação una e coesa.
O Ministério, prosseguiu o titular da pasta, está completamente disponível para trabalhar com as empresas publicitárias, assim como com todo o ecossistema da publicidade nacional para se alcançarem os objectivos preconizados.
O lema escolhido para a realização da 3ª Conferência sobre Ética e Legislação Publicitária, “Publicidade como Factor de Incentivo à Concorrência e Aceleração da Inovação”, ressaltou Mário Oliveira, está de acordo com o contexto dos objectivos que o país precisa.
A contribuição dos produtores de conteúdos publicitários em Angola pode ser um grande desafio à governação, no que diz respeito à diversificação da economia, bem como na educação para a cidadania, um instrumento fundamental para o alcance do bem-estar social.
No entender do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, falar sobre publicidade no contexto digital, reveste-se de grande importância para a actual geração e na transmissão de valores para o futuro da nação.
A ética como modelo
Relativamente à Ética e Legislação Publicitária, Mário Oliveira referiu que foi bastante sugestiva a abordagem do tema durante a conferência e que deve servir de “modelo presente no dia-a-dia das instituições públicas, privadas e em particular do cidadão”.
De acordo com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, a ética deve estar sempre imbuída no espírito de cada cidadão, desde as coisas mais simples da vida, como na participação em actividades colectivas.
“As empresas de publicidade, ao transmitirem valores morais e éticos nos meios de comunicação social, hoje à disposição de todos nós, desde as televisões, às redes sociais, com certeza estão a dar, não só uma informação, mas também a contribuir para a formação do angolano”, sublinhou.
Sobre a conferência
A realização da 3ª Conferência Nacional sobre Ética e Legislação Publicitária visou abordar o estado actual e os desafios do mercado publicitário angolano, nomeadamente as novas tecnologias na criatividade e na difusão da publicidade, assim como a problemática da publicidade exterior enquanto meio de comunicação privilegiado, visando a sustentabilidade dos órgãos de comunicação social em Angola.
O evento, organizado pelo Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, através da Direcção Nacional de Publicidade, foi destinado a membros do Executivo, directores dos Órgãos Públicos e Privados de Comunicação Social, agentes publicitários, jornalistas, comunicólogos, influenciadores digitais e académicos.