G20: Angola no pré-lançamento da Aliança Global Contra Fome e a Pobreza

Angola participou, na quarta-feira, no Rio de Janeiro, Brasil, no acto de formalização e pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

De acordo com um comunicado de imprensa, o evento decorreu no quadro da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 com uma delegação chefiada pelo ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, tendo sido presidido pelo Presidente do Brasil, Lula da Silva. 

A actividade serviu para ampliar as bases para a erradicação da fome, pobreza  e da desigualdade no mundo.

“Com a formalização  e pré-lançamento da Aliança  Global contra a Fome e a a Pobreza, estão criadas as condições para que países e instituições de todo o mundo possam aderir à iniciativa”, refere a mesma nota.

A reunião do Rio de Janeiro estabeleceu, ainda, um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento de vários países e entidades internacionais para apoiar a implementação e a ampliação em escala global de acções, politicas públicas, programas efectivos desenvolvidos pelos diferentes países e instituições para o combate à desigualdade e à pobreza.

Ao intervir no evento, o ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, afirmou que a erradicação da pobreza em todas as dimensões é um imperativo ético, social, político e económico para toda a humanidade.

Por seu turno, o Presidente Lula da Silva disse que “em pleno século XXI, nada é tão absurdo e inaceitável quanto a persistência da fome e da pobreza quando temos à disposição tanta abundância, tantos recursos científicos  e tecnológicos e a revolução da inteligência artificial”.