Parlamento da Nigéria pretende reforçar a troca de experiências

O comissário do Parlamento da República Federativa da Nigéria, Akamo Hakeem Olabode, manifestou, segunda-feira, em Luanda, o interesse de “beber” da experiência da Assembleia Nacional no que diz respeito à organização e funcionamento deste órgão legislativo.

O deputado nigeriano, que expressou o facto num encontro entre delegações parlamentares dos dois países, reconheceu que a democracia angolana tem estado a crescer e é um exemplo para muitos países africanos. 

“O Parlamento nigeriano precisa crescer e ainda tem muito para aprender e partilhar com o Parlamento angolano. Este encontro é o início de uma relação robusta que pretendemos ter de agora em diante. Temos muito que aprender com o Parlamento angolano no que diz respeito ao recrutamento e organização funcional”, sublinhou.

Akamo Hakeem Olabode agradeceu, ainda, a hospitalidade do povo angolano. “Manifestamos a nossa gratidão ao povo angolano, em particular à Assembleia Nacional, pela forma como fomos recebidos e estamos a ser tratados”, reconheceu Akamo Hakeem Olabode.

A presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional, Suzana de Melo, explicou que a delegação do Parlamento da Nigéria veio buscar a experiência organizativa e funcional do órgão legislativo angolano. A intenção, acrescentou, é saber como a instituição funciona do ponto de vista de recursos humanos, patrimonial e financeiro. 

Suzana de Melo fez um balanço positivo do encontro e avançou que hoje vão estar directamente com as direcções da Assembleia Nacional para levarem de Angola um bom exemplo de democracia.

Por sua vez, o deputado  Nelito Ekuikui considerou salutar a troca de experiências, fundamentalmente em matéria de gestão. “Estamos a aprender e a aperfeiçoar os métodos de trabalho, para manter o bom funcionamento do Parlamento”, disse.

Hoje, a delegação nigeriana vai ser recebida em audiência pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira. Depois vai participar de um ciclo de palestras com os temas “Desenvolvimento de recursos humanos na Assembleia Nacional de Angola”, “Métricas de medição e melhoria da produtividade”, “Pacote de benefícios e remuneração das pessoas”.

“O recrutamento, promoção e procedimentos disciplinares” e “o “Funcionamento dos serviços, capacitação, classificação e designação dos funcionários e agentes parlamentares” são outros temas a serem discutidos, amanhã, quarta-feira, dia 5 de Junho.