Abuja, 06/ABRIL/2023
O Presidente da República Federal da Nigéria, SE. Muhammadu BUHARI, elogiou hoje a dedicação de Angola na pacificação dos países da África Central e dos Grandes Lagos, condição importante para a prosperidade dos seus povos.
A afirmação do Presidente Muhammadu Buhari foi feita nesta Quinta-feira, 06/04, durante uma audiência de despedida que concedeu ao Embaixador cessante de Angola SE. Eustáquio Januário QUIBATO que termina um mandato de 8 anos na Nigéria.
“Tenho recebido referencias positivas de Angola e do seu Estadista no seu esforço de pacificação de África. Uma dedicação que muito estimamos”, declarou o Presidente da Nigéria.

Na audiência realizada na Vila Presidencial de Aso Rock, o estadista nigeriano qualificou o trabalho desenvolvido pelo diplomata angolano como sendo de excelência em prol da concertação político-diplomática e no incentivo às trocas comerciais.
Durante a audiência assistida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros SE. Geoffrey ONYEAMA, o Embaixador Eustáquio QUIBATO apresentou ao Presidente Buhari o balanço da sua missão na Nigéria no quadro bilateral e multilateral e louvou o trabalho do Estadista nigeriano na recuperação económica e no combate ao terrorismo.

O diplomata angolano manifestou ao Presidente Buhari a sua gratidão pela hospitalidade do povo e das autoridades nigerianas para que as relações entre os dois países ocorressem dentro dos padrões de respeito das suas soberanias.
O Embaixador Ibrahim Agboola GAMBARI, Director do Gabinete do Presidente Buhari e ex-representante das Nações Unidas para os Acordos de Paz para Angola de 4 de Abril de 2002 e os Conselheiros Especiais da Vila Presidencial, assistiram a audiência.
O Presidente Muhammadu BUHARI, fez questão de distinguir o Embaixador Quibato com um brasão especial que leva a sua assinatura, como reconhecimento da excelência do trabalho e das relações bilaterais.
DE MALAS PARA GUINÉ
Exonerado no mês de março por Despacho do Presidente João Lourenço e empossado como novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República da Guiné, Eustáquio Januário QUIBATO, leva consigo as experiências positivas da Nigéria para os grandes desafios da Guiné Conacry.

“Angola tem uma dívida histórica com a Guiné que na década de 1970 enviou militares para combaterem com os angolanos pela nossa independência”, reconheceu QUIBATO para quem é preciso honrar esta dívida com o relançamento das relações bilaterais através de Acordos de Cooperação.
O diplomata angolano, já se despediu dos Presidentes Mohamed BAZOUM do Níger, Patrice TALON do Benin e do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria Geoffrey ONYEAMA.