O último dia do “Angola Startup Summit 2024 by Unitel”, que o Centro de Convenções de Talatona acolheu, de quinta-feira até ontem (sábado), foi marcado pelas premiações às participações mais destacadas da 3ª edição do evento.
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, com os “Prémios INAPEM”, atribuiu distinções às startups “Tchiwa Dev”, da província do Namibe, na categoria Turismo. A “Agricargas”, de Luanda, ficou com a categoria Agronegócio. A “BUKA”, também de Luanda, com a categoria Educação, e a AKI, ainda de Luanda, com a categoria Digital.
Já para os “Prémios Unitel”, foram distinguidas as startups “Mirabilis Game Studio”, na categoria Impacto Social, “Biscateiro”, na categoria Inovação, e a “Eco Map”, na categoria Participação Destaque.
Visão dos gestores
Na abertura do certame, quinta-feira, o presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, disse que o trabalho desenvolvido pelo ecossistema de startups vai permitir que um universo de 45 micro e pequenas empresas registadas naquela instituição vai beneficiar de apoios.
De acordo com o responsável, cerca de 86 por cento do número esperado corresponde a microempreendedores, 3,0 por cento a pequenas empresas, ao passo que outros 3,0 por cento são respeitantes às médias empresas, habilitadas para beneficiar do trabalho que as startups estão a fazer.
João Nkosi aproveitou para fazer uma retrospectiva dos resultados alcançados pela instituição, tendo ressaltado que o país, “nos domínios da compra partilhada de bens e serviços, Saúde, Educação, Construção e em em todos os outros sectores, conta com soluções inovadoras criadas por startups”.
Por sua vez, o presidente Executivo da Unitel, Miguel Geraldes, referiu a necessidade de transformar os desafios em oportunidades, pois “a Unitel se compromete a continuar a apoiar as ideias que inspiram e contribuem para o desenvolvimento sustentável de Angola”.