África busca soluções para travar Terrorismo Ministro da Defesa Discursa amanhã

Abuja, 22 de Abril de 2024.

No primeiro dia da conferência de alto nível sobre terrorismo, violência extrema e mudanças inconstitucionais, todos os discursos convergiram para o consenso de que o fenómeno está a travar o desenvolvimento de África e a destruir famílias.

Os participantes defendem que o terrorismo e as mudanças inconstitucionais não podem coexistir com a democracia e a boa governação razão pela qual os países devem cooperar, partilhar informações e tomar decisões rápidas e práticas para desencorajar o fenómeno. 

O ministro da Defesa João Ernesto dos Santos “Liberdade” vai discursar terça, 23/04, onde pretende reafirmar o compromisso de Angola na luta pela estabilidade nas Regiões Austral, Central e dos Grandes Lagos.

A tónica do discurso do ministro João Ernesto dos Santos vai centrar-se no papel relevante desenvolvidopelo presidente João Manuel Gonçalves Lourenço na mediação do conflito entre as Repúblicas Democrática do Congo e do Rwanda.

À margem da conferência, João Ernesto dos Santos foi recebido no Ship House (Ministério da Defesa da Nigéria) pelo ministro Mohamed Badaru Abubakarcom quem discutiu a actualização do Memorando de Reforço da Cooperação entre os dois países nos domínios da defesa, segurança e de participação em missões de paz da União Africana e das Nações Unidas.

O ministro Liberdade destacou o papel histórico da Nigéria na Luta de Libertação de Angola, nos Acordos de Paz do Bicesse e defendeu uma cooperação sustentável para uma África livre de ameaças terroristas.

Num segundo momento, o ministro da defesa encontrou-se com o Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente Felix Tchissekedi da República Democrática do Congo, Jean LowisEsambo.

As duas entidades discutiram os novos desenvolvimentos no processo de pacificação da região Oriental da RDC, como a desafiante bandeiras do Presidente João Lourenço na qualidade de Campeão da Paz e de Reconciliação  da União Africana.

O Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente Tchissekedi agradeceu a contínua disponibilidade e apoio de Angola e do Presidente João Lourenço para a estabilização da RDC.  

Acompanharam o ministro Liberdade nestes encontros, o General João Pereira Massano, chefe dos serviços de inteligência e segurança militar, o embaixador de Angola na Nigéria, José BamóquinaZau e oficiais generais das FAA.

Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, em Abuja, aos21 de Abril de 2024.