Hage Geingob grupo SADC apresenta condolências

Embaixadores da SADC acreditados na República Federal da Nigéria apresentaram na tarde de segunda-feira, 05/02, as suas profundas condolências pelo passamento físico de Sua Excelência Hage Gottfried
Geingob, presidente da República irmã da Namíbia.

As condolências foram apresentadas ao povo namibiano através do Embaixador da Namíbia na Nigéria SExcia. Humphrey Geiseb.

Por Angola estiveram a apresentar condolências SExcia. José Bamóquina Zau, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na Nigéria e o 1º Secretario Isaías Paulo.

A 4 de Fevereiro de 2024, o vice-presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, havia anunciado o passamento físico do Presidente Hage Geingob no Hospital de Windhoek onde estava a ser tratado um câncer que havia sido anunciado em janeiro.

Nascido em 1941 na região de Otjiwarongo,Norte da Namíbia, Hage Geingob trornou-se 1º Ministro após independência do país em 1990 e serviu até 2002 no Governo do Presidente Sam Nujoma.

Em 2012 retomou o posto já no Governo do Presidente Lucas Hifikepunye Pohamba a quem substituiu na Presidência depois das eleições de 2014 com 86% de votos.
Cinco anos depois foi reeleito com 56,3% de votos cujo mandato terminaria em Novembro deste ano.

Hage Geingob teve para participação activa na luta contra o apartheid, a ocupação do então território do Sudoeste Africano e na preparação da actual constituição da República da Namíbia.