Multinacional Rio Tinto vai explorar metais básicos

O Governo angolano e a multinacional Anglo-Australiana Rio Tinto Explotation LTD vão assinar, na próxima quarta-feira, 17 de Janeiro, um contrato de investimento mineiro, para a prospecção e exploração de metais básicos.

Segundo avança uma fonte do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o projecto designado “Concessão Moxico”, está localizado na província do Moxico, e tem uma extensão de 9.959 quilómetros quadrados.

Operações em Angola

No ano passado, a multinacional australiana Rio Tinto, segunda maior empresa de minerais do mundo, iniciou operações de prospecção de  kimberlitos e diamantes na comuna do Chiri, província da Lunda-Norte. A fase de prospecção, de quatro anos, ocorre numa mina de 75 hectares ou 108 quilómetros quadrados, nos termos de um contrato de investimento mineiro no kimberlito do Chiri assinado entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a Endiama e a Rio Tinto.

A prospecção consiste na avaliação do terreno e seus recursos, podendo-se prolongar por mais quatro anos, mediante a renovação do contrato de investimento estabelecido por um período de 35 anos, com participações de 75 por cento para a multinacional e de 25 por cento para a diamantífera estatal angolana, Endiama.