A 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) começa, esta segunda-feira, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, com a presença de 193 líderes mundiais, incluindo o Presidente da República de Angola, João Lourenço.
João Lourenço desembarcou em Nova Iorque, para fazer parte do debate anual da ONU, que vai estender-se até ao dia 26 do mês corrente, sob o tema: “Reconstruir a Confiança e Renovar a Solidariedade Global através de Acções para Acelerar a Implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para Alcançar a Paz, a Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade para Todos”.
O Chefe de Estado, João Lourenço, deverá discursar no segundo dia do debate geral, quarta-feira, 20, segundo refere a Presidência da República, na sua página oficial do Facebook.
Consta da agenda do Chefe de Estado uma longa lista de contactos políticos e diplomáticos, que inclui, também, encontros com homólogos e chefes de Governo de diferentes países do mundo.
Um dos propósitos do secretário-geral da ONU, António Guterres, é fechar um acordo para “resgatar” os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, depois de várias agências da ONU terem alertado que a pandemia e a guerra na Ucrânia atrasaram o seu progresso em quase todo o mundo, avança a Lusa.