Estados Unidos investem mil milhões de dólares na expansão do Corredor do Lobito

Os Estados Unidos da América (EUA) reafirmaram, quarta-feira, a pronta disponibilidade de investir mil milhões de dólares para apoiar a aceleração do desenvolvimento do Corredor do Lobito, na sequência do anúncio feito, no último sábado, pelo Presidente Joe Biden, e a líder da União Europeia, Von der Leyen, durante a reunião do G20, na Índia.

A coordenadora especial interina da Parceria para o Investimento Global em Infra-estrutura (PIGI), do Departamento de Estado dos EUA, Helaina R. Matza, disse estar muito optimista com o empenho dos Governos para a materialização da iniciativa.

Helaina R. Matza falava durante uma videoconferência com jornalistas de Angola, Zâmbia, República Democrática do Congo, África do Sul e EUA, transmitida a partir da Missão Diplomática norte-americana, em Luanda.

Nos próximos cinco anos, as empresas do Corredor do Lobito e outras que a parceria mobilizar vão gerar milhares de emprego. Também deverão garantir a integração com a ligação ferroviária do Corredor para a Zâmbia e extensão até à RDC.