Angola aborda na China estratégia nacional sobre Direitos Humanos

Angola aborda na China estratégia nacional sobre Direitos Humanos

Convidada a dissertar no evento, co-organizado pelo Departamento do Conselho de Estado e o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Cardoso, fez questão de destacar a intenção de Angola firmar laços de cooperação com instituições multilaterais, sobretudo com agências das Nações Unidas (ONU) e da União Africana (UA).

“Temos a intenção de estabelecer acordos bilaterais e de cooperação em matéria de Direitos Humanos com diferentes países”, esclareceu, sublinhando haver igualmente a probabilidade de uma possível cooperação com a China.

O fórum, disse, foi proveitoso, a nível global, tendo justificado com o facto de permitir que os países participantes começassem a estudar abordagens futuras de assinatura de acordos sobre a partilha de experiências em questões de Direitos Humanos e boa governação.

Ana Celeste Cardoso ressaltou, ainda, que as matérias sobre Direitos Humanos “têm muito a ver com o contexto de cada país”, razão pela qual considerou  “muito interessante ouvir a experiência de outros países”, com destaque para a China, “relativamente à implementação e garantias dos direitos económicos, sociais e culturais” e poder apresentar também a experiência de Angola.

A governante referiu que para a Comunidade Global dos Direitos Humanos e para Angola, é um evento importante e que deve o país seguir o exemplo, com a realização de fóruns semelhantes em matérias do género.

“Durante dois dias, abordamos aspectos que podem resultar numa cooperação futura em matéria de Direitos Humanos entre os países”, acrescentou.

O Fórum Global sobre Direitos Humanos e Boa Governação decorreu sob o lema “Igualdade, Cooperação e Desenvolvimento”, e contou, igualmente, com o apoio da Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da China.

A reunião teve  mais de 300 participantes, em representação de quase 100 países e organizações internacionais, incluindo agências da ONU.

Mensagem de Xi Jinping

O Presidente da China, Xi Jinping, revelou, numa mensagem enviada por ocasião do evento, o posicionamento do país na salvaguarda dos direitos humanos, com segurança, tendo advogado a promoção do desenvolvimento e a defesa dos direitos humanos, com cooperação baseada no espírito do respeito mútuo e igualdade.