Angola e Congo reforçam cooperação na Segurança e Gestão de Fronteiras

As relações de cooperação entre as Repúblicas de Angola e do Congo, nos domínios da Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras, são reforçadas, hoje, na província de Cabinda, com a assinatura de importantes documentos.

Os documentos vão ser assinados, no final da sessão ministerial, pelos responsáveis de ambas delegações, depois das questões terem sido discutidas nos últimos dois dias por peritos.

O porta-voz do encontro de peritos, superintendente Vasco da Gama, em declarações à imprensa, disse que para uma melhor discussão dos temas propostos à reunião bilateral entre as Repúblicas de Angola e do Congo foram criados subcomités de trabalho, que analisaram as questões predominantes na fronteira comum.

“Os subcomités passaram em revista todas as questões que têm a ver com a nossa relação e que ocorrem na fronteira comum, especificamente a imigração ilegal, violação de fronteiras, contrabando de combustível e de outras mercadorias”, apontou.

Vasco da Gama reafirmou a ideia de que os documentos discutidos pelos peritos de ambos os países ligados à Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras são submetidos à plenária dos ministros que acontece hoje, numa das unidades hoteleiras locais.

“Pretende-se uma consolidação cada vez maior das relações bilaterais, um trabalho mais próximo dos cidadãos que vivem fundamentalmente ao longo da fronteira comum, fronteiras mais seguras, patrulhamentos conjuntos entre as duas polícias e outros serviços que integram a nossa segurança”, assinalou o porta-voz da reunião de peritos.