INVESTIDURA DE BOLA TINUBU, MINISTRO TÉTE ANTÓNIO REPRESENTA PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO

Abuja, 28/MAIO/2023

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Téte António, chegou na noite desta Quinta-Feira, 28/05, à Abuja para representar o Presidente João Lourenço na cerimónia de investidura do Presidente Eleito da Nigéria Bola Ahmed TINUBU.

No aeroporto de Abuja, o Ministro Téte Antóniorecebeu cumprimentos de  boas-vindas de SE. Embaixadora Jeanne Adams, Directora América do Ministério dos Negócios Estrangeiros, de SE. José Bamóquina ZAU, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República Federal da Nigéria e de diplomatas da nossa Missão.

A investidura do Presidente Bola TINUBU, 71 anos de idade, muçulmano yoruba de Sudoeste e do Vice-presidente Kashim SHETIMA, 57 anos de idade, também muçulmano kanuri de Nordeste, eleitos pelo Partido APC (Congresso de Todos os Progressistas), está marcada para segunda-feira, 29 de Maio, na mítica Praça da EAGLE SQUARE de Abuja.

Esta é a Sétima Transição Democrática Consecutiva na Nigéria depois de um período turbulento marcado por inconstitucionalidades cuja cerimónia de investidura conta com a presença de 70 delegações estrangeiras e 27 Chefes de Estado.

Angola e Nigéria, procuram cimentar maior concertação político-diplomática e dinamizar as trocas comerciais entre os dois países. 

O Presidente Eleito já recebeu o Relatório de Transição e promete combater a insegurança e a crise de energia. “Não vou desapontá-los”,garante Bola Tinubu. 

Na Quinta-feira, 25 de Maio e Dia de África, na Vila Presidencial Aso Rock, o Presidente cessante Muhammadu Buhari, conferiu ao Presidente eleito a Honra Nacional de Grande Comandante da Ordem da República Federal (GCFR, sigla em inglês) no âmbito das actividades agendadas para a investidura. 

No seu balanço, o Presidente cessante MuhammaduBuhari diz que sai com espírito de missão e do dever cumprido perante um legado visível. “Fiz uma boa corrida. Terminei meu percurso”, declarou o estadista.

ELEIÇÕES GERAIS DE 2023

Bola Ahmed TINUBU – BAT, foi declarado vencedordas Eleições Presidenciais de 25 de Fevereiro último pelo INEC (Comissão Eleitoral Nacional Independente) numa renhida disputa com os políticos Atiku ABUBAKAR (Partido Democrático Popular – PDP) e Peter OBI (Partido Trabalhista – LP). 

Com mais de 211 Milhões de habitantes (país mais populoso de África), o processo foiconduzido pela Comissão Eleitoral Nacional Independente – INEC, com o registo de 93 Milhões e 469 Mil Eleitores, 18 candidatos presidenciais e respectivos vice-presidentes e duas dezenas de Partidos Políticos.

Ensombradas por quase 60% de abstenção, as Eleições Gerais da Nigéria foram um desafio de segurança pelas suas características e sensibilidade onde o Partido APC de Bola TINUBU arregimentou 162 assentos dos 360 da Câmara Baixa e 51 assentos dos 109 do Senado. 

As autoridades nigerianas, por via da Comissão Eleitoral Nacional Independente – INEC, investiram mais de 335 Mil Milhões de Nairas (mais de 800 Milhões de Dólares) para toda logística e segurança eleitoral.

DESAFIOS DE TINUBU E SHETIMA

A dupla Tinubu e Shetima, herdam um país com uma situação socio-económica instável com alta taxa de inflação acima de 30%, subida do custo de vida e dos preços dos combustíveis, agitação social e greves cíclicas.

A desvalorização acentuada da moeda local (taxa oficial Naira=461/1Usd e na taxa informal Naira=740/1Usd. 

A dívida externa  disparou para Usd 98,6 Mil Milhões enquanto que a taxa geral de desemprego é de 33%, empurrando 43% dos jovens ao desemprego e pobreza. 

Os nigerianos e a comunidade internacional, esperam que o político Bola Ahmed TINUBU, com fortes conexões empresariais na indústria petrolífera, venha reposicionar a sua visão na estabilidade política e económica do país mais populoso de África.